Análise da configuração da cadeia de valor da castanha do Brasil para o Programa Amazônia 4.0.
Equipe: Raquel Rodrigues dos Santos, Silvio Eduardo Alvarez Candido, Marcelo Salazar, Marcelo Bragagnollo, Gabriel Corvini de Godoi.
Vigência: Março, 2021 - Maio, 2021.
Resumo:
O uso sustentável dos recursos naturais na região Amazônica é um dos grandes desafios nacionais. Ele se constitui como uma "terceira via" entre duas visões irreconciliáveis, a da preservação intocada da floresta e a do desenvolvimento baseado no uso intensivo dos seus recursos naturais pela agropecuária, energia e mineração. O projeto Amazônia 4.0 promove a incorporação de tecnologias para o fortalecimento de uma economia florestal que integre os processos sociais, econômicos e ecológicos e que seja capaz de reconciliar as atividades econômicas com a conservação da floresta. Ele tem como foco as populações tradicionais da Amazônia. Essas comunidades são protagonistas da produção não madeireira na Amazônia, mas se utilizam de tecnologias produtivas muito rudimentares e estão inseridas em circuitos comerciais muito precários. Busca-se, assim, promover inovações capazes de fortalecer sua atividade produtiva e comercial, fortalecendo uma economia inclusiva e que mantenha a floresta "em pé".
Uma das cadeias de valor que serão trabalhadas no projeto é a da castanha do Brasil, um produto extrativo chave e que só é produzido na região Amazônica. A presente atividade de extensão analisará a situação atual dessa cadeia e construirá uma visão estratégica de como ela pode ser fortalecida a partir da incorporação de inovações tecnológicas.
O propósito da atividade foi promover uma compreensão estratégica sobre a cadeia de valor da castanha do Brasil para subsidiar o desenvolvimento de tecnologias produtivas e comerciais capazes de fortalecê-la mantendo o protagonismo das comunidades tradicionais.
Os objetivos específicos foram:
- Identificar regiões chaves de produção da castanha na Amazônia
- Identificar organizações envolvidas na organização da produção, comercialização e processamento da castanha nessas regiões
- Mapear os diversos destinos comerciais atuais e potenciais da castanha
- Analisar estrategicamente como a posição dos produtores da Amazônia pode ser fortalecida pela incorporação de novas tecnologias.
A análise foi feita sobretudo com base no levantamento e análise de dados secundários sobre os atores da cadeia. Entrevistas com atores chaves serão realizadas. Esses dados darão subsídio para discussões da estratégia do programa com seus coordenadores.